http://xat.com/EscolaBiblicaDominical

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ANO NOVO


Adeus Ano Velho...
Feliz Ano Novo!
Mais um ano está chegando ao fim e o mais importante é que outro ano vai começar...
Com esse novo ano chegam novas ideias, novas perspectivas e novos sonhos que devemos procurar realizar!

Que tal escrever tudo que você quer fazer durante o próximo ano? Isso ajuda a não esquecer nada e correr atrás das coisas que são importantes para você! A turma da Smartkids preparou uma forma bem bacana para você registrar todo que quer fazer, veja só, basta clicar aqui! 
Um pouco da história...
Há dois mil anos antes da era cristã o Ano Novo seguia o ciclo anual dos babilônios, e era comemorado em 25 de abril, época em que começava a primavera naquela região e, portanto época de recomeço, de plantio para poder colher ao longo do ciclo. Os festejos demoravam cerca de 11 dias!
Somente a partir de 1528 o Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1° de janeiro porque as nações cristãs passaram a adotar o calendário criado pelo papa Gregório VIII, portanto essa data vigora até hoje em todos os países cristãos.
Atualmente convivemos com religiões e culturas diferentes, portanto o ano novo é comemorado em dias diferente e também de forma diferente ao redor do mundo. Clique aqui e vamos conhecer um pouco dessa diversidade.

Curiosidades
O calendário gregoriano, o mais utilizado hoje, demorou a ser aceito pelos povos. Como foi criado por um Papa, no início, apenas as nações católicas o seguiam.
fonte: Guia dos Curiosos

Atividade Educativa Lista de Desejos para imprimir e brincar.


ANO NOVO NO MUNDO


Austrália
Em Sydney, uma das mais importantes cidades australianas, três horas antes da meia-noite, há uma queima de fogos na frente da Opera House e da Golden Bridge, o principal cartão postal da cidade. Para assistir ao espectáculo, os australianos se juntam no porto. Depois, recolhem-se a suas casas para passar a virada do ano com a família e só retornam às ruas na madrugada, quando os principais destinos são os “pubs” e as praias.
Áustria
Os austríacos têm o hábito de jogar chumbo derretido num copo com água no momento em que o relógio soa a zero hora de um novo ano. As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas pelas pessoas como um amuleto que irá ajudar na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.
China
Na China, o Ano Novo é celebrado durante seis semanas entre os meses de janeiro e fevereiro. Tradicionalmente, nesse período os chineses fazem uma bela faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte. Eles também costumam pagar todas as dívidas contraídas. Na noite da véspera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há uma grande queima de fogos. Os chineses acreditam que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis.
Cingapura
As pessoas trocam tangerinas (símbolo de prosperidade) ou pacotes vermelhos de dinheiro. Os presentes são sempre em número par, para atrair sorte.
Colômbia
Os colombianos pegam uma mala e dão a volta em torno de suas casas, despedindo-se de todos que cruzam seu caminho. Isto atrai um ano de aventura.
Dinamarca
Depois de uma ceia a base de peixes e batatas, os dinamarqueses aguardam ansiosamente pela meia-noite. Quando o relógio está prestes a soar as doze badaladas, todos na família sobem em cadeiras. Assim que dá meia-noite, pulam da cadeira para o novo ano e brindam com champanhe.
Escócia
Na Escócia, um dos costumes mais tradicionais da festa de Ano Novo (ou oge maidne ("nova manhã"), nome dado à festa por lá) é a de homens e mulheres que nunca se viram beijarem-se na boca. Some-se a isso o ainda mais tradicional hábito de beber uísque em toda e qualquer comemoração e está garantido um dos reveillons mais animados da Europa. T
Estados Unidos
A mais famosa passagem de Ano Novo nos EUA é em Nova Iorque, na Time Square, onde o povo se encontra para beber, dançar, correr e gritar. Há pessoas de todas as idades e níveis sociais. Durante a contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode exactamente à meia-noite, jogando balas e bombons para todos os lados. Para a ceia black-eyed peas, um grão parecido com o feijão, que julgam trazer sorte.
França
O principal ponto é a avenida Champs-Elysées, em Paris, próximo ao Arco do Triunfo. Os franceses assistem à queima de fogos, cada um com sua garrafa de champanhe (para as crianças sucos e refrigerantes). Outros vão ver a saída do Paris-Dacar, no Trocadéro, que é marcada para a meia-noite. Para a ceia não pode faltar ostras e diversos outros frutos do mar.
Índia
Na Índia, existem mais de 12 calendários religiosos, mas tem uma coisa em comum, quando comemoram o ano novo, os indianos colocam luzes por todas as partes.
Inglaterra
Grande parte dos londrinos passa a meia-noite em suas casas, com a família e amigos. Outros vão à Trafalgar Square, umas das praças mais belas da cidade, à frente do National Gallery. Lá, assistem à queima de fogos. Têm o costume de usar as rolhas das garrafas de champanhe como amuletos. Eles furam a cortiça e colocam dentro dela uma moeda.
Israel
O Rosh Hashaná é comemorado com cabeça de peixe (demonstra o desejo de mundo melhor) e maçã e cenouras com mel (para tornar a vida mais doce) no cardápio das refeições.
Itália
O ano novo é recebido com muitos fogos de artifícios, que deixam todas as pessoas acordadas. Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais: pé de porco e as lentilhas. Os italianos se reúnem na Piazza Navona, Fontana di Trevi, Trinitá dei Monit e Piazza del Popolo. Também é costume distribuir fitas verdes nesta época para trazer boa sorte.
Japão
No dia 31, é realizada a cerimônia Joya no kane. Uma pessoa, na ocasião, toca o tímbalo 108 vezes, que serve para expurgar os pecados e os desejos mundanos. Para cada badalada, se faz um desejo. A primeira refeição do novo ano inclui um pote de ozoni, sopa de cereais, bolinho de arroz e caldo feito com massa de soja.
Panamá
Os desejos para o próximo ano são escritos em pequenos papéis. Conforme vão sendo realizados, os panamenhos queimam os bilhetes.
Portugal
Uma das manias dos portugueses é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano. Só não convém chamá-los de "paneleiros", o mesmo que "bicha" para nós.
Rússia
É costume no país, durante as 12 badaladas que marcam a virada do ano, queimar um papel com um desejo escrito, colocar as cinzas no copo de champanhe e tomar a bebida.
Turquia
Três pedras de sal grosso são colocadas em um saco com turquesas. O amuleto é colocado sobre a porta de entrada e atua para que maus fluidos não impregnem a casa.
Vietnã
Os vietnamitas comemoram o Ano Novo, que eles chamam de Tet, no dia 10 de fevereiro. Nessa data, todos acordam cedo e vão à igreja. As mulheres vestem vermelho e amarelo (porque são as cores da bandeira do país) e os homens usam roupas pretas. Na igreja, comem um bolo especial, feito com arroz, feijão e carne de porco. Depois de meia hora, são distribuídos os "envelopes vermelhos" para as crianças, cada um com 10 ou 20 dólares dentro.

Papai Noel


Faz parte da lenda baseada em Nicolau, bispo
católico do século V. A Enciclopédia Britânica, 11ª edição, vol. 19,
páginas 648-649, diz:"São Nicolau, o
bispo de Mira, santo venerado pelos gregos e latinos em 6 de dezembro...
conta-se uma lenda segundo a qual presenteava ocultamente a três filhas de um
homem pobre... deu origem ao costume de dar em secreto na véspera do dia de São
Nicolau (6 de dezembro), data que depois foi transferida para o dia de Natal.
Daí a associação do Natal com São Nicolau... "A figura do Pai Natal tem origem
na história de São Nicolau, um santo especialmente querido pelos cristãos
ortodoxos e, em particular, pelos russos”.São Nicolau, quando jovem, viajava muito, ficou a
conhecer a Palestina e Egito. Por onde passava ficava na memória das pessoas
devido à sua bondade e ao costume que ele tinha de dar presentes às crianças
necessitadas. Conta-se que o primeiro presente que o Papai Noel deu foram
moedas de ouro entregues a três meninas pobres. Quando voltou a sua cidade
natal, Patara, na província de Lícia, Ásia Menor, São Nicolau foi declarado
bispo da cidade de Mira. Com o tempo, o santo foi ganhando fama de
fazedor de milagres, sendo esse um dos temas favoritos dos artistas medievais.
Nessa época, a devoção por S. Nicolau estendeu-se para todas as regiões da
Europa, tornando-o o padroeiro da Rússia e da Grécia, das associações de
caridade, das crianças, marinheiros, garotas solteiras, comerciantes,
penhoristas, e também de algumas cidades como Friburgo e Moscou. Milhares de
igrejas européias foram-lhe dedicadas, uma delas ainda no séc. VI, construída
pelo imperador romano Justiniano I, em Constantinopla (Istambul).A
Reforma Protestante fez com que o culto a São Nicolau desaparecesse da Europa,
com exceção da Holanda, onde sua figura persistiu como Sinterklaas, adaptação do
nome São Nicolau. Colonizadores holandeses levaram a tradição consigo até New
Amsterdan (a atual cidade de Nova Iorque) nas colônias norte-americanas do séc.
XVII. Sinterklaas foi adotado pelo povo americano falante do Inglês, que passou
a chamá-lo de Santa Claus - em português, Pai Natal.Mas o lado
positivo, é que até os incrédulos escutam falar de Cristo.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Lição 11: O presente que agradou a Jesus.

JARDIM DE INFÂNCIA

Texto Bíblico: Mateus 26:6-13
6 Estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,
7 aproximou-se dele uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo precioso, e lho derramou sobre a cabeça, estando ele reclinado à mesa.
8 Quando os discípulos viram isso, indignaram-se, e disseram: Para que este desperdício?
9 Pois este bálsamo podia ser vendido por muito dinheiro, que se daria aos pobres.
10 Jesus, porém, percebendo isso, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo.
11 Porquanto os pobres sempre os tendes convosco; a mim, porém, nem sempre me tendes.
12 Ora, derramando ela este bálsamo sobre o meu corpo, fê-lo a fim de preparar-me para a minha sepultura.
13 Em verdade vos digo que onde quer que for pregado em todo o mundo este evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua.

Objetivo:Saber que o melhor presente para Jesus é entregar-lhe o coração.

Versículo para memorizar: " Agradeçamos a Deus o presente que Ele nos dá..." 2 Coríntios 9:15.




Palavra do dia: Salvação, não esqueça de seguir a sugestão da revista e colocar a palavra do dia dentro de uma linda caixa de presente. Será emocionante!!!!

Lembrancinhas:

Boa aula!!! e bom fim de semana!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Era uma vez o Natal


Peça para ser apresentada na noite de Natal.
Personagens:
NARRADOR(A)- Moça, rapaz ou Criança com túnica comprida, de cor viva, e manto de cor diferente nos ombros. Lerá um rolo, como pergaminho.
ANJO – Moça ou criança vestida de branco acetinada (túnica) e com uma tira feita de cartilina e laminado, contornando a cabeça.
PAZ - Moça vestida de branco, cabelos soltos, uma flor branca nos cabelos e em uma das mãos.
REI MAGO – Rapaz ou criança usando comprida túnica amarelo-vivo. Coroa feita me cartolina e laminado. Manto vermelho, com colagens de laminado nos ombros.
PASTOR – Criança ou rapaz usando túnica comprida, de tecido surrado; manto de estopa nos ombros cajado.
POBRE – Mulher pobremente vestida, à moda antiga ou atual. Cabelos em desalinho.
MOÇA CRISTÃ – Usando túnica de cor azul-claro, manto de outra cor suave.
NATUREZA – Adolescente vestida de túnica verde. Faixas de diversas cores amarradas à cintura. Flores diversas nos cabelos.
SÁBIO – Rapaz com túnica de cor muito viva. Cordinha amarrada à cintura. Trará nas mãos uma luneta feita de cartolina e as lentes em papel transparente.
Acessórios – Sandálias de tiras para o rei mago, as demais personagens deverão estar descalças.
Cenário – Uma estrela feita em material brilhante, acima do lugar onde deverá estar uma manjedoura vazia.
Apresentação:
TODOS – (De mãos dadas) Nós estamos aqui para contar uma bela história. A mais bonita de todos os tempos. (Sorrindo) Era uma vez o Natal!
Música: Noite feliz.
NARRADOR – (destaca-se e lê o pergaminho) Ora havia naquela comarca, pastores que estavam no campo e guardavam, durante a vigília da noite, os seus rebanhos. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles e a gloria do Senhor os cercou de grande resplendor, e eles tiveram grande temor e o anjo lhe disse:
ANJO – (com o braço estendido para o alto) “Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.”
TODOS – “Glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa vontade para com os homens!”
Música: Surgem anjos (Glória)
NARRADOR – “E depois que os anjos se ausentaram para o céu, os pastores disseram uns para os outros: Vamos, pois, a Belém e vejamos isso que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente e acharam Maria, José e o menino deitado numa manjedoura. E depois que o viram, divulgaram a palavra que acerca dele lhes fora dita”
PASTOR – (Chegando bem perto da manjedoura) Sou um dos pastores a quem o anjo avisou, lá no campo, do seu nascimento. O nosso coração encheu-se de temor, mas também de uma imensa alegria! Tu és o esperado de todas as nações. O Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade e o Príncipe da Paz! Deus seja louvado por Tua presença entre nós. (Ajoelha-se junto à manjedoura e permanece estático).
MÚSICA: Venham louvar
REI MAGO – Sou um rei, vindo do oriente e represento todos os reis da terra! É pena que virão dias em que reis não O procurarão mais, sempre ocupados que estão com os tesouros da terra, que a traça e a ferrugem corroem. Eles estarão esquecidos do eles estarão esquecidos do grande tesouro espiritual que devemos acumular no Céu, preocupados com suas riquezas, desconhecerão que ser um seguidor da estrela do oriente é a decisão mais acertada na vida de qualquer pessoa. Glorificado sejas para sempre, Rei dos reis, Senhor dos senhores! (Ajoelha-se e permanece.)
NATUREZA - Estou muito feliz, Senhor Jesus, por participar também do teu Natal! Eu represento a natureza. Trago comigo, em tua homenagem, os mais dourados pores-do-sol e as mais lindas noites. Tu és muito mais bonito do que todas as estrelas que brilham no céu’; e a tua voz mais doce que o canto suave das ondas na praia. Ofereço-te o verde perfumado de todas as árvores e o mágico colorido de todas as flores. Sei que tu falarás sempre da natureza, lembrando o vento que sopra onde quer, os pássaros, os lírios dos campos… O teu brilho para a humanidade trará a grande luz espiritual para todos os que desejam buscá-la. (Ajoelha-se, como Maria, a adorar o menino – imaginável.)
TODOS: Jesus é a luz do mundo. Quem o segue jamais andará em trevas.
MÚSICA: Faixa 16 cd seleção de natal
MULHER POBRE – (sem jeito e próximo à manjedoura) Desculpe, Jesus, por eu vir assim, tão mal vestida, para a grande festa de Natal. Mas eu não tenho mesmo uma roupa melhor. Represento todos os pobres espalhados pela face da terra, e fico feliz porque tu não te importas com as aparências; só olhas para o interior das criaturas. Sei que em tua vida estarás sempre preocupado conosco e ensinarás ao mundo o amor aos necessitados. Os que te seguirem aprenderão a dar pão a quem tem fome e água a quem tem sede. Eles saberão que as palavras de vida eterna são sempre completadas com as boas obras, porque de nada vale um amor só de palavras. (Ajoelha-se também junto aos demais.)
TODOS - “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo!”
PAZ - Eu represento a paz, meigo menino. Tenho o branco da paz, que nunca faltará em teu caminho porque tu és mesmo a maior mensagem de paz que o mundo já recebeu! Os anjos falaram de paz no momento eterno para a humanidade, quando tu nasceste. O teu nome será sempre exaltado por ser o maior exemplo de paz. Que todos os seres humanos possam seguir as tuas pegadas no ideal de semear sempre o amor e a paz! (Ajoelha-se.)
MÚSICA: OH, VINDE, FIÉIS!
SÁBIO - Eu também quero participar do Natal. Estou representando os cientistas, os grandes descobridores. Também os matemáticos e intelectuais de todos os tempos. Quero conhecer-te, menino Jesus, porque ainda que eu tentasse demonstrar, através da ciência, e provar o contrário, tu permanecerias a maior procura de toda a humanidade. Os sábios pretendem conhecer todos os mistérios da terra, mas sem Ti, desconhecem os caminhos da paz, da fé e do amor verdadeiro, que conduzem ao Céu. (Coloca-se também de joelhos.)
MOÇA CRISTÃ - Salve, Rei de Israel! Serei tua seguidora, uma cristã. Aprenderei o desapego das coisas materiais e o amor ao próximo. Tomarei cada dia a minha cruz e não levarei bolsa nem alforje quando sair pelos caminhos anunciando as boas-novas de salvação. Serei como Maria, a irmã de Marta, que preferiu sempre a tua companhia às preocupações e à pressa. Terei a audácia de Paulo e o fervoroso amor de Pedro, o pescador de almas. Serei corajosa como João em Patmos e simples como Maria, a mãe! O meu pedido será sempre o mesmo: “Ensina-me a fazer o que queres que eu faça”. (Ajoelha-se.)
NARRADORA - (de pé alegremente, em torno da manjedoura) O Natal eterno nasce todo dia no coração da gente, quando aceitamos a Jesus Cristo, o Rei nascido numa manjedoura em Belém! E esta é a história do Natal, a mais bonita história de todos os tempos! Mas Natal são todos os dias do ano, quando se aceita a bela mensagem em forma de criança nascida um dia na manjedoura, em Belém!
MÚSICA FINAL TODOS JUNTOS: NOITE FELIZ.

O verdadeiro Natal


Não sabemos o dia que realmente o Senhor Jesus nasceu, mas sabemos que esse dia é comemorado por todo o mundo. Nós comemoramos no dia 25 de dezembro e devemos saber que tudo que fazemos deve ser para glória de Deus, para O adorar, para O engrandecer. É preciso que ensinemos as crianças a origem da comemoração do natal no mundo, esclarecendo que nós, os que recebemos Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, não podemos concordar com a adoração de outros deuses, pois a Palavra de Deus nos ensina a adorar somente a Deus(Mateus 4.10).
Jesus veio ao mundo para nos salvar, para levar sobre si todos os nossos pecados, culpas e dores, veio nos ensinar a viver de acordo com a vontade de Deus, ao nascer veio como um presente para nós.(1Coríntios15.3-4)

O natal deve ser uma comemoração de adoração a Jesus, na qual devemos nos entregar como um presente santo em suas mãos, devemos afastar dessa comemoração toda a simbologia diabólica que está sendo implantada no dia de natal para nos desviar do verdadeiro motivo da existencia desta data.Simbolos estes como a árvore de natal, papai noel, luzes e muitos outros.
Conheça o surgimento da comemoração do natal e o surgimento  de alguns dos simbolos de "natal" e seus significados e ensine as crianças que o que Deus quer de nós é que O adoremos em espírito e em verdade, (João 4.24) Ele quer que sejamos santos, e ser santo é ser puro, sem pecados, portanto afastemos de nós tudo o que pode nos afastar de Deus(Efésios 1.4).

Jogral para o natal

Jogral – Natal 

1ª M - NAS CAMPINAS DE BELEM
1º M - UM CORO ANGELICAL 
2ª M - CANTAVA EM HARMONIA
2º M - COM GRANDE JUBILO E ALEGRIA

T - HOJE É NOITE DE NATAL

3ª M - OS PASTORES NAS CAMPINAS
3º M - ESTAVAM A CONTERMPLAR
4ª M – AS VOZES CELESTIAIS
4º M - QUE ANUNCIAVA A PAZ

T- A VINDA DE JEOVÁ

1ª M - UMA ESTRELA RELUZENTE
1º M - NO LINDO CÉU APARECEU
2ª M – OS MAGOS DO ORIENTE
2º M - JUBILOSOS E CONTENTES
DAVAM LOUVORES A DEUS


Jogral - O Nome de Jesus

Todos - Muito antes do Messias À terra vir habitar Seu Pai procurou com amor Um lindo nome lhe dar.

1 - Seu nome será Maravilhoso,Porque maravilhas ele fará, Fará prodígios e curas, Até mortos ressuscitará.

2 - Seu nome será Conselheiro Porque conselhos dará,Através de sermões e parábolas Que ao povo pregará.

3 - Seu nome será Deus Forte Pois a tudo vencerá Vencerá até a morte, Porque ressuscitará.

4 - Seu nome será Príncipe da Paz
Porque a paz pregará. E quem for pacificador Bem-aventurado será.

5 - Seu nome será Pai da Eternidade Porque eterno ele é.Ele estava no princípio com Deus Reconciliando o mundo através da fé.

6 - Seu nome será Emanuel,"Deus Conosco" - quer dizer.Quem o buscar de coração Ele pode socorrer.

7 - Seu nome será Cristo Porque será sofredor,Será ferido, humilhado E pregado numa cruz de horror.

Todos - JESUS - é o mais belo nome Acima de todos está.

Cantatas para o Natal





Estava procurando uma cantata de natal para realizar em nossa igreja e achei algumas no 4shared, e estou disponibilizando o endereço para download, basta clicar abaixo, no título da Catata de sua preferência .