http://xat.com/EscolaBiblicaDominical

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ANO NOVO NO MUNDO


Austrália
Em Sydney, uma das mais importantes cidades australianas, três horas antes da meia-noite, há uma queima de fogos na frente da Opera House e da Golden Bridge, o principal cartão postal da cidade. Para assistir ao espectáculo, os australianos se juntam no porto. Depois, recolhem-se a suas casas para passar a virada do ano com a família e só retornam às ruas na madrugada, quando os principais destinos são os “pubs” e as praias.
Áustria
Os austríacos têm o hábito de jogar chumbo derretido num copo com água no momento em que o relógio soa a zero hora de um novo ano. As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas pelas pessoas como um amuleto que irá ajudar na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.
China
Na China, o Ano Novo é celebrado durante seis semanas entre os meses de janeiro e fevereiro. Tradicionalmente, nesse período os chineses fazem uma bela faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte. Eles também costumam pagar todas as dívidas contraídas. Na noite da véspera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há uma grande queima de fogos. Os chineses acreditam que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis.
Cingapura
As pessoas trocam tangerinas (símbolo de prosperidade) ou pacotes vermelhos de dinheiro. Os presentes são sempre em número par, para atrair sorte.
Colômbia
Os colombianos pegam uma mala e dão a volta em torno de suas casas, despedindo-se de todos que cruzam seu caminho. Isto atrai um ano de aventura.
Dinamarca
Depois de uma ceia a base de peixes e batatas, os dinamarqueses aguardam ansiosamente pela meia-noite. Quando o relógio está prestes a soar as doze badaladas, todos na família sobem em cadeiras. Assim que dá meia-noite, pulam da cadeira para o novo ano e brindam com champanhe.
Escócia
Na Escócia, um dos costumes mais tradicionais da festa de Ano Novo (ou oge maidne ("nova manhã"), nome dado à festa por lá) é a de homens e mulheres que nunca se viram beijarem-se na boca. Some-se a isso o ainda mais tradicional hábito de beber uísque em toda e qualquer comemoração e está garantido um dos reveillons mais animados da Europa. T
Estados Unidos
A mais famosa passagem de Ano Novo nos EUA é em Nova Iorque, na Time Square, onde o povo se encontra para beber, dançar, correr e gritar. Há pessoas de todas as idades e níveis sociais. Durante a contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode exactamente à meia-noite, jogando balas e bombons para todos os lados. Para a ceia black-eyed peas, um grão parecido com o feijão, que julgam trazer sorte.
França
O principal ponto é a avenida Champs-Elysées, em Paris, próximo ao Arco do Triunfo. Os franceses assistem à queima de fogos, cada um com sua garrafa de champanhe (para as crianças sucos e refrigerantes). Outros vão ver a saída do Paris-Dacar, no Trocadéro, que é marcada para a meia-noite. Para a ceia não pode faltar ostras e diversos outros frutos do mar.
Índia
Na Índia, existem mais de 12 calendários religiosos, mas tem uma coisa em comum, quando comemoram o ano novo, os indianos colocam luzes por todas as partes.
Inglaterra
Grande parte dos londrinos passa a meia-noite em suas casas, com a família e amigos. Outros vão à Trafalgar Square, umas das praças mais belas da cidade, à frente do National Gallery. Lá, assistem à queima de fogos. Têm o costume de usar as rolhas das garrafas de champanhe como amuletos. Eles furam a cortiça e colocam dentro dela uma moeda.
Israel
O Rosh Hashaná é comemorado com cabeça de peixe (demonstra o desejo de mundo melhor) e maçã e cenouras com mel (para tornar a vida mais doce) no cardápio das refeições.
Itália
O ano novo é recebido com muitos fogos de artifícios, que deixam todas as pessoas acordadas. Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais: pé de porco e as lentilhas. Os italianos se reúnem na Piazza Navona, Fontana di Trevi, Trinitá dei Monit e Piazza del Popolo. Também é costume distribuir fitas verdes nesta época para trazer boa sorte.
Japão
No dia 31, é realizada a cerimônia Joya no kane. Uma pessoa, na ocasião, toca o tímbalo 108 vezes, que serve para expurgar os pecados e os desejos mundanos. Para cada badalada, se faz um desejo. A primeira refeição do novo ano inclui um pote de ozoni, sopa de cereais, bolinho de arroz e caldo feito com massa de soja.
Panamá
Os desejos para o próximo ano são escritos em pequenos papéis. Conforme vão sendo realizados, os panamenhos queimam os bilhetes.
Portugal
Uma das manias dos portugueses é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano. Só não convém chamá-los de "paneleiros", o mesmo que "bicha" para nós.
Rússia
É costume no país, durante as 12 badaladas que marcam a virada do ano, queimar um papel com um desejo escrito, colocar as cinzas no copo de champanhe e tomar a bebida.
Turquia
Três pedras de sal grosso são colocadas em um saco com turquesas. O amuleto é colocado sobre a porta de entrada e atua para que maus fluidos não impregnem a casa.
Vietnã
Os vietnamitas comemoram o Ano Novo, que eles chamam de Tet, no dia 10 de fevereiro. Nessa data, todos acordam cedo e vão à igreja. As mulheres vestem vermelho e amarelo (porque são as cores da bandeira do país) e os homens usam roupas pretas. Na igreja, comem um bolo especial, feito com arroz, feijão e carne de porco. Depois de meia hora, são distribuídos os "envelopes vermelhos" para as crianças, cada um com 10 ou 20 dólares dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário