http://xat.com/EscolaBiblicaDominical

sábado, 30 de outubro de 2010

CHAMADAS PARA SERVIR E LIDERAR




TEXTO: Col 3. 17 "E quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai". Palestrante:Aparecida Martins

INTRODUÇÃO
Depois da chamada para a salvação, temos a chamada para o trabalho de Deus. As Sagradas Escrituras mostra-nos que Ele tem levantado mulheres para realizarem a sua obra, as quais tem cooperado para o crescimento do seu reino com alegria e dedicação.
Deus tem chamado mulheres para o ministério da oração, da Evangelização, da ministração da Palavra, do ensino, do louvor e tantas outras funções desenvolvidas por mulheres capacitadas que em obediência, tornam-se líderes. Pois, líder é a pessoa que chefia ou comanda qualquer tipo de ação.

I - QUALIDADES DE UMA LÍDER ESPIRIUAL
Para vencer todas as circunstâncias negativas da vida é necessário que a líder seja provada e aprovada, a fim de sobressair e firmar seus valores, servindo de exemplo e bênção para seus liderados. A vida cristã requer de nós como líderes, o exercício diário para o nosso crescimento espiritual e de nossos liderados. Portanto, precisamos exercitar:
  • Paciência na Adversidade - A paciência é uma virtude que ajuda a suportar os males com resignação; é um dos aspectos do fruto do Espírito; a qualidade de quem espera com tranquilidade. A Palavra de Deus afirma: "Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos" (Rm 8.25). E recomenda: "Sede pacientes na tribulação" (Rm 12.12). Podemos citar dois exemplos bíblicos de paciência na adversidade: O da mulher sunamita (2 Rs 4.20-23) - Quando seu filho morreu manteve-se calma, prosseguiu com fé, foi ao encontro do homem de Deus. Em resposta à saudação dele, disse com firmeza: "Tudo vai bem". E o de Joquebede (Êx 2. 1-9) - A mãe de Moisés, demonstrou paciência e fé. Agindo com habilidade, diante da adversidade, ela salvou a vida de seu filho e obteve a grande vitória de recebê-lo de volta para criar, e ainda receber um salário para isso.
  • Fidelidade no Testemunho - Fidelidade é a virtude encontrada na pessoa capaz de realizar tarefas, assumir compromissos de pequena ou grande proporção com a devida retidão e consciência de quem está servindo a Deus, e não a homens. A fidelidade consta também como um dos aspectos do fruto do Espírito. Cada servo de Deus, líder ou não, deve possuir essa característica em sua vida como um ato de fé. Pois, Ele nos diz: "Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Ap 2.10).
  • Confiança na Providência de Deus - Cada mulher como líder e serva de Deus, deve confiar firmemente na presença constante e diária do Senhor em sua vida, crendo que o Todo Poderoso proverá todas as suas necessidades. Citamos o exemplo da viúva de Serepta (l Rs 17. 9-15) - Ela era uma viúva pobre que só tinha uma última porção de alimento para si e seu filho, mas teve sua fé provada quando o profeta Elias pediu-lhe o pouco que tinha. Ela o fez conforme a palavra de Elias, confiando no Deus que provê todas as coisas e como resultado da sua obediência: "Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou".
  • Perseverança na fé - A perseverança é um precioso elemento do sucesso. A líder perseverante não desanima, porque sua fé é firmada na Palavra de Deus, na oração, na comunhão com os santos, na disciplina e na sã doutrina. Por meio da perseverança alcançamos milagres. Na parábola do juiz iníquo (Lc 18. 1-5), temos o exemplo de uma mulher, viúva que por sua insistência e perseverança pedindo justiça contra o seu adversário foi atendida por aquele juiz injusto que não temia a Deus. Sejamos, pois, perseverantes em oração e alcançaremos à justiça. A palavra de Deus promete: "Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite?".
  • Prudência nas Atitudes - Há momentos na vida em que temos a oportunidade de escolher reclamar e lamentar por causa das dificuldades ou caminhar e ir avante com uma atitude correta. Tomemos o exemplo de Abigail (l Sm 25). Ela tinha inúmeras razões para ficar amedrontada diante das circunstâncias, mas concertou o erro de seu marido e evitou que o sangue da sua casa fosse derramado pela espada de Davi. Seja, você, uma líder prudente em todas as circunstancias, pois a sabedoria e a prudência habitam juntas (Pv 8.12).
  • Submissão no Exercício da Vocação - A palavra submissão é composta por dois vocábulos: Sub (que significa debaixo de), e missão (vocação, profissão, alvo, incumbência, função ou poder que se confere a alguém para realizar algo). Logo, submissão é ato de estar sujeito a alguém ou estar sob a missão de alguém, em obediência ao comando de alguém. A submissão tem sido vista por muitos como um terror, mas, na verdade, é um ato de amor. É uma atitude voluntária e espontânea de alguém impregnado de um sincero desejo de participar, com humildade, da missão de outro. Jesus nos deu o maior exemplo de submissão (Fp 2. 5-8).
  • Humildade - A humildade de uma líder, tanto quanto sua espiritualidade precisa estar sempre em desenvolvimento. Por meio da humildade, somos levados a desconsiderar qualquer mérito em nossas ações. O caráter natural e as qualidades encontradas em uma liderança espiritual vêm de Deus. É Ele quem escolhe, valoriza seus atributos e a confirma diante de todos. Por isso, devemos atentar para as qualidades das demais pessoas (Fp 2. 3,4).
  • Paz e Mansidão - Quando eu respeito, evito contendas, considero a criatividade, a capacidade de realização e o potencial dos que estão sob minha liderança, terei um poderoso recurso na promoção de paz e harmonia entre mim e meus liderados (2Tm 2.24,25; Mc 9.50).
  • Coragem e Compromisso para Realizar - Nenhum trabalho pode ser considerado bom se não for iniciado, continuado e ultimado em Deus e com Deus. Todos têm momentos de fraqueza e temores, porém, se buscarmos a Deus em oração, nossos temores desaparecem e a vitória é certa. Por isso, a líder espiritual enfrenta o desafio de ser corajosa, em sua vida moral, física, espiritual e profissional. Porque todo esforço será vão, se ela estiver atemorizada. "Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena" (Pv 24.10).

2 comentários:

  1. Oi Prima amei o texto, adoro ler e estudar sobre liderança, principalmente textos que utilizam passagens biblicas para se fundamentar... e concordo plenamente com cada passagem explanada acerca dos lideres biblicos e suas conquistas. O maior exemplo de lider que encontramos é o nosso Senhor Jesus... O amior lider servidor que já existiu, o que completa um dos tópicos de submissão postado... beijos amei... quando tiver mais textos de liderança me avise. Que Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. ai sim amiga e irmã na obra de DEUS o senhor ele q q nois fazamos tudo isso para a gloria dele poriso ele nois chamau como servo e serva meus parabéns q DEUS continuer te abençoando muito fik na paz

    ResponderExcluir